"Transferência e rememoração: sobre os problemas do tempo, da memória e da fantasia no interior da cura analítica".
Trata-se de discutir uma leitura alternativa do problema da travessia da fantasia em um final de análise. Faremos uma aproximação com os problemas da fantasia como dispositivo de memória, isto a fim de apreendermos melhor a natureza da posição da fantasia e da repetição no interior da cura.
DATA: 19/11/2011
LOCAL: a definir
Com Vladimir Safatle
Professor livre-docente do Departamento de Filosofia e do Instituto de Psicologia da USP, professor-visitante das universidades de Paris VII, Paris VIII, Toulouse e Louvain, um dos coordenadores do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip/USP) e autor de: "Grande Hotel Abismo; para uma reconstrucao da teoria do reconhecimento" (Martins Fontes, 2011), "La passion du négatif : Lacan et la dialectique (Georg Olms, 2010), "Fetichismo : colonizar o Outro" (Civilizacao Brasileira, 2010), "Cinismo e falência da crítica" (Boitempo, 2008), "Lacan" (Publifolha, 2007), "A paixào do negativo: Lacan e a dialética" (unesp, 2006).
Oficina de Leitura
Esse espaço propõe a leitura ao “pé da letra” dos Seminários e textos de Jacques Lacan. As leituras serão feitas no tempo dos encontros juntamente com discussões, podendo ter como efeito conclusões, confusões e, mais ainda, questionamentos. Neste ano seguiremos com as leituras do Seminário 15: O ato psicanalítico, e do Seminário 23: O sinthoma. Os encontros serão semanais, a cada semana intercalando a leitura entre os dois seminários.
Pretendemos a partir das leituras e articulações, apontar elementos que permitam contribuir para pensar o singular da prática clínica com a teoria, na busca de um saber (im)possível sobre esse segundo momento do ensino de Lacan: O Real na clínica.
Local: Rua Lavínia, 70. Jardim Macedo. Ribeirão Preto - SP
Data e Horário: Terças-feiras das 13:30 às 14:30
Coordenadoras: Juliana Bartijotto 16-81730060 jubartijotto@hotmail.com e
Cynara Maria Andrade Telles 16- 9727-7755 e 3636-4447 cynaratelles@ig.com.br
Interessados favor entrar em contato.
Grupo de Estudos: Transferência na clínica lacaniana
Na entrada em análise, instala-se o Sujeito-suposto-saber, pivô da transferência...
O analisante supõe um saber no analista, ele o ama por isso. Essa é uma demanda imaginária e o analista deve responder de um lugar simbólico.
O analista intervém no sentido de apontar para quem é o Sujeito suposto saber: o próprio sujeito; abre-se assim o campo para o desejo, fazendo com que o analisante trabalhe e produza um saber sobre o seu próprio gozo e desejo. O analista precisa renunciar ao poder que lhe é dado, o de Outro, necessitando esquivar-se desse lugar para ocupar o lugar de objeto causa de desejo...
A proposta do grupo de estudo será estudar o Seminário 8: Transferência, de Jacques Lacan e os textos de outros autores que ajudarão nesse percurso.
Local: Rua Lavínia, 70. Jardim Macedo. Ribeirão Preto - SP
Data e horário: a definir
Coordenadoras: Juliana Bartijotto 16-81730060 jubartijotto@hotmail.com e
Cynara Maria Andrade Telles 16- 9727-7755 e 3636-4447 cynaratelles@ig.com.br
Interessados favor entrar em contato.
Espaço Cartel
O Espaço Cartel é um momento para discussão sobre o dispositivo de trabalho proposto por Jacques Lacan, onde visa esclarecer as dúvidas sobre a estrutura de um Cartel. Como parte do Espaço Cartel haverá apresentações dos produtos de cartéis que chegaram ao seu fim, o relato desse processo de trabalho, suas crises e dificuldades; assim, aqueles que se interessam pelo Discurso Analítico podem tornar parte ativa de interlocução e formação do Discurso Analítico na contemporaneidade.
Data: 17/09/2011
(Divulgação em breve)
Comissão organizadora: Juliana Bartijotto, Eber Fernandes de Matos e Cynara Maria Andrade Telles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário